DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

domingo, 23 de setembro de 2012

Biorréplicas: da ideia aos objetos

A oficina de biorréplicas e seus casos


Ouro Preto & Arte
  Água e Barro
    Causos e Músicas
       Sentempo, Contempo
          A ideia e a construção...

foi assim que tivemos a oportunidade de construirmos e permanecermos ávidos aos objetos ligados
à ciência, à vida! 

Durante a greve, os alunos de ciências biológicas juntamente com as alunas da pedagogia que participam do PED- PIBID, mantiveram-se presentes na FAOP- Fundação Arte de Ouro Preto. Foram aproximadamente três meses de curso. Tempo suficiente para ter um olhar um pouco mais perto da arte. No início, o tempo era o vilão, hoje, tornou-se uma grande oportunidade para o aperfeiçoamento das réplicas!!

E o que fica além das peças? Fica a experiência de conviver com todos os pedianos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Pedagogia; fica o entendimento que conhecimento é amplo, que
as meninas da pedagogia têm tanta habilidade para construir e entender as estruturas e o funcionamento das células, por exemplo, como um estudante da área. Fica que aprender com uma simpática artista plástica (ILKA) algumas das possíveis técnicas de trabalho com argila é aprender a fazer diversas leituras, é saber transformar. O que mais fica? A coletividade e a individualidade necessárias. Também fica a lembrança da primeira aula com a presença da orientadora Sheila e outra com os toques do professor Hilde. E muito além disso...

O desafio para realizar este curso foi grande, o aprendizado maior ainda. 


Apresentaremos algumas fotografias úmidas no ciclo da pintura!!


Do micro ao macro: fora d` água, o paramecium em movimentos feitos por olhos perspicazes. 
Por Christopher Oliveira.



Essa simpática galinha branca não irá ao forno hoje... a ideia é apresentar seus órgãos internos expostos para que os alunos possam aprender a respeito da anatomia e o funcionamento deles. 
Por Jocimara Santos.


O belo cogumelo feito com mãos hábeis, olhos de arte, argila e tinta de parede nos ajuda a conhecer melhor as estruturas, seus efeitos e outros conhecimentos a respeito desse fungo. 
Por Alex Reis.


Na pele em que habita um ácaro, a sensibilidade é mostrada através de um toque de arte. 
Por Ingriddy Moreira.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

E. E. DOM PEDRO II

 Fachada da escola

O primeiro local onde a “Escola Estadual Dom Pedro II” foi instalada, em janeiro de 1909, foi à rua Antônio de Albuquerque, no antigo Clube dos Batutas. Ao final de 1917, transferiu-se para o atual prédio, à rua Senador Rocha Lagoa. Nesse local funcionara o Quartel do Regime de Cavalaria nº 31, em prédio já demolido. A escola é a segunda escola mais antiga do município. Atualmente possui turmas de Ensino Médio com aproximadamente 900 alunos. 

O Projeto de Estímulo à Docência de Biologia atuou na Escola Estadual Dom Pedro II pelo período de um ano desenvolvendo diversas atividades.

Oficina sobre DST's

Construção de um terrário

Aula sobre o reino dos Fungos

Visita ao Parque Natural Municipal das Andorinhas

Encerramos nossa atuação na escola devido ao cumprimento de todo o cronograma. Assim sendo, gostaríamos de agradecer a todos, professores, alunos, servidores e diretores pela receptividade, cooperação, e colaboração com a qual nos receberam e nos ajudaram no desenvolvimento das atividades propostas. 
Neste momento um ciclo se fecha, mas outro se inicia. Atuaremos agora numa nova escola e continuaremos  postando aqui as atividades desenvolvidas com os novos alunos e professores.

“Na surpresa do aprendizado coexiste o real valor da gratidão pelo conhecimento ensinado.” (Nana Caê)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Escola Estadual Coronel Benjamim Guimarães

No dia 04/09/12, terça- feira fizemos a montagem de um mural do PED na escola. O objetivo do mural é permitir a interação entre nós pedianos e os alunos da escolas. Pedimos para que os alunos nos ajudem a montar o painel trazendo reportagéns, curiosidades e sugestões para a escola que serão adicionadas ao mural a fim de levar informação a todos os componentes da escola. Neste dia também foram feitas duas caixinhas de sugestões. Nelas os alunos irão adicionar perguntas/dúvidas sobre o tema educação sexual, para que futuramente possamos realizar uma palestra sobre este tema. O objetivo das pergunta é diecionarmos a palestra de acordo com a dúvida dos alunos.

 Figura 1: O painel era apenas um quadro negro. Começamos então a colar cartolinas brancas.

 Figura 2: Como margem escolhemos um papel laminado. Nesta foto podems observar em destaque nosso companheiro Leonan se empenhado na montagem.

Figura 3: No nosso grupo todos trabalham inclusive nossa superviora Daniela. Parabéns Dani!!!

Figura 4: Jocimara e Cleidiane tamém se empenhado na montagem do mural

Figura 5: Janaína, Cleidiane, Leonan e Daniela trabalhando.

Figura 6: Aí está a Ingridy, também se empenhando na montagem do mural

Figura 7: Depois do empenho de todos, aí está o mural já com moldura.

Figura 8: Daniela dando um reforço na moldura do mural
 
Figura 9: Título do mural
 
Figura 10: Para dar mais vida ao mural, decidimos fazer uma colagens de fotos relacionadas a Biologia montando com elas uma árvore.
 
Figura 11: Jocimara dando um reforço na árvore.
 
Figura 12: Olha como ficou linda a árvore depois de pronta
 
Figura 13: Agora olhem como o mural da Escola Coronel Benjamim Guimarães fico lindo.

 Figura 14: Josiele montando umas das caixinhas


 Figura 15: Ingridy montando a outra caixinha





Escola Estadual Coronel Benjamim Guimarães



É para essa escola que agora levaremos nosso trabalho e as experiências que já alcançamos. Queremos aprender aqui mais um pouco o que é lecionar, e adquirir novas experiências e habilidades. Gostaríamos de reforçar ainda mais o objetivo do PED que não é só estimular nossa docência mais sim ajudar e trabalhar para a escola e para as pessoas que fazem parte dela. Desejamos realizar atividades diferenciadas que despertam a atenção e a criatividade dos alunos além de valorizar e explorar melhor o espaço e os recursos que a escola tem. Desde já afirmamos que, nenhuma experiência que teremos aqui seja ela boa ou ruim será desperdiçada e gostaríamos de agradecer a todos os professores, funcionários e alunos, além da nossa supervisora Daniela pelo carinho e pela receptividade.


Figura 1: Painel com o nome da escola

Figura 2: Portão que dá acesso a entrada e saída da escola

Figura 3: Pátio da escola

 Figura 4: Um dos corredores da escola, ao fundo algumas salas.

 Figura 5: nesta foto temos da esquerda para direita; uma sala de aula, cantina da escola e o banheiro feminino

 Figura 6: Este corredor mostra também uma sala de aula. A porta aberta é a sala dos professores.

Figura 7: Esta é a biblioteca da escola, só de ver já dá para perceber que apesar de pequena ela possui um grande acervo de livros. É neste ambiente é que fazemos nossas reuniões semanais.

domingo, 16 de setembro de 2012

Aula Prática de Ácidos e Bases

Retornando as atividades no Horácio...

a professora Jane acabava a primeira parte do livro de ciências do 9º ano. E qual era o conteúdo?
Certamente, por se tratar de ácidos e bases, os alunos estudavam a química!
Dúvidas? Claro que surgem e, para tentar diminui-las, decidimos fazer junto aos alunos uma prática chamada "Ácidos e Bases, simplesmente! Para isso, levamos os ingredientes que vocês podem conferir nas fotos abaixo.

O que os alunos conhecem a respeito de ácidos e bases? A sondagem pode ser um caminho mais eficaz e eficiente para saber por onde começar a matéria! Ou a prática!


Levamos vários produtos para que os alunos descobrissem se era ácido ou base, a partir do indicador caldo de repolho. Cada grupo recebeu 1 ácido, 1 base e um indicador. O caldo de repolho tem um cheiro forte, e ao senti-lo, um aluno disse: "Tem um `cheiraço´ de carniça esse trem!"


Esse grupo comprovou que a laranja é ácida pela coloração avermelhada ao espremê-la no indicador. Uma aluna aluna de muito bom humor disse: "Posso chupar a laranja?" Todos os alunos do grupo começaram a rir!


Depois, misturaram o leite de magnésia com o caldo de repolho e obtiveram uma substância verde que indica uma base. A curiosidade dos alunos pôde ser observada nas seguintes exclamações: "Que louco!"  "Que legal!"


À medida em que as misturas mudavam de cor, alguns alunos logo mencionavam se os líquidos eram básicos ou ácidos; outros relacionavam o líquido a suco de goiaba por causa da cor. O livro didático servia como apoio para a verificação das tonalidades ácidas e básicas.



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR HORÁCIO ANDRADE

A Escola Desembargador Horácio Andrade nasceu no mesmo ano em que se comemorava a Semana de Arte Moderna¹ (importante evento que mostrou a insatisfação da cultura europeia vigente); nesse mesmo ano também se comemorava o centenário da independência do Brasil.
Semana da Arte Moderna: http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/semana/index.htm



                                          Abaporu. Imagem: http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/images/JPG/ABAPORU50.jpg



Abaixo é possível verificar uma parte de um documento² da Escola que completou 90 anos este ano!

        De acordo com os arquivos da Escola Estadual "Desembargador Horácio Andrade", esta foi criada a 12 de junho de 1922, funcionando em prédios particulares.

         Em 1947 foi transformado em Grupo Escolar, funcionando em prédios particulares e em salas de aulas da Escola Estadual "D. Pedro II" e ainda em salas da Prefeitura Municipal.
       
         A partir de 02 de fevereiro de 1966, funciona em prédio próprio, à Rua Desidério de Matos, s/n, no Bairro Alto da Cruz.

        Foi instalada em 15 de março de 1947, mantendo ensino de 1ª a 8ª série do 1º a 3º série do 2º grau.

        Em 24 de março de 1984 foi criada na Estadual "Desembargador Horácio Andrade" o 2º grau com as seguintes habilitações: magistério de 1ª a 4ª série e técnico em enfermagem, curso que foi criado em 1984 e extinto em 1989, tendo a última turma de concluintes em 1988.

Fonte: 
¹Semana de Arte Moderna: http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/semana/index.htm
²Arquivo gentilmente cedido pela SRE/Ouro Preto


Pátio da Escola em reformas

Sala reformada em 2012