Retornando as atividades no Horácio...
a professora Jane acabava a primeira parte do livro de ciências do 9º ano. E qual era o conteúdo?
Certamente, por se tratar de ácidos e bases, os alunos estudavam a química!
Dúvidas? Claro que surgem e, para tentar diminui-las, decidimos fazer junto aos alunos uma prática chamada "Ácidos e Bases, simplesmente! Para isso, levamos os ingredientes que vocês podem conferir nas fotos abaixo.
a professora Jane acabava a primeira parte do livro de ciências do 9º ano. E qual era o conteúdo?
Certamente, por se tratar de ácidos e bases, os alunos estudavam a química!
Dúvidas? Claro que surgem e, para tentar diminui-las, decidimos fazer junto aos alunos uma prática chamada "Ácidos e Bases, simplesmente! Para isso, levamos os ingredientes que vocês podem conferir nas fotos abaixo.
O que os alunos conhecem a respeito de ácidos e bases? A sondagem pode ser um caminho mais eficaz e eficiente para saber por onde começar a matéria! Ou a prática!
Levamos vários produtos para que os alunos descobrissem se era ácido ou base, a partir do indicador caldo de repolho. Cada grupo recebeu 1 ácido, 1 base e um indicador. O caldo de repolho tem um cheiro forte, e ao senti-lo, um aluno disse: "Tem um `cheiraço´ de carniça esse trem!"
Esse grupo comprovou que a laranja é ácida pela coloração avermelhada ao espremê-la no indicador. Uma aluna aluna de muito bom humor disse: "Posso chupar a laranja?" Todos os alunos do grupo começaram a rir!
Depois, misturaram o leite de magnésia com o caldo de repolho e obtiveram uma substância verde que indica uma base. A curiosidade dos alunos pôde ser observada nas seguintes exclamações: "Que louco!" "Que legal!"
À medida em que as misturas mudavam de cor, alguns alunos logo mencionavam se os líquidos eram básicos ou ácidos; outros relacionavam o líquido a suco de goiaba por causa da cor. O livro didático servia como apoio para a verificação das tonalidades ácidas e básicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários