A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire
Alegria, sentimento que permeou nossa primeira experiência como futuras educadoras, alegria ao ensinar e com isso aprender também, pois o ensino é um processo mútuo.
Estarmos em um sala de aula,ensinando um pouco do que aprendemos nos permitiu visualizar,viver a teoria através da prática, nos posicionando perante os desafios que a educação propõe e, principalmente, nos engradeceu como seres humanos e reacendeu a esperança de que é possível transformar esse mundo ao ensinarmos e aprendermos uns com os outros.As fotografias não dizerem por si só! Por isso é importante refletir o conteúdo e a metodologia aplicada. Pensando nisso, a nossa orientadora Sheila está nos proporcionando um momento de criação de uma aula em que a voz dialógica e a voz da autoridade encontrem uma só nota. Em outras palavras, é primordial aprender a encontrar a melhor tradução dos conceitos e práticas científicas para ensinar aos alunos a desenvolverem e despertarem para a curiosidade pela ciência.
Isso é um desafio porque também não aprendemos a pensar dessa maneira na escola. Há muitas semanas estamos discutindo a aula, mas ainda falta mais um puxão de orelha, leitura e entendimento da proposta.
A apresentação das aulas ao grupo está marcada para o dia 16 de julho. Nesta ocasião, poderemos avaliar se a proposta está sendo bem entendida por nós, bolsistas.
Um ensino basicão nas escolas: giz e quadro
Um banner para ensinar
Com o PED-PIBID-UFOP Biologia temos o privilégio de termos um algo a mais. E se é bom, deve ser repassado. A maneira como aprendemos na escola é condizente com o que os professores têm nos ensinado; os resultados estão cada vez mais negativos. Por isso, é nosso dever pensar e mudar as metodologias e tornar o ensino multimodal.
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