DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Visita ao Parque do Itacolomi

O Parque Estadual do Itacolomi é uma Unidade de Conservação localizada nos arredores da cidade de Ouro Preto. O local possui uma beleza cênica incomparável! É um excelente espaço não-formal para o ensino de ciências, história, artes, geografia...

Poucas escolas da região aproveitam esse espaço no sentido de contribuir para o ensino dos estudantes. Entretanto, é necessário pensar em colocar esse tipo de ensino no cronograma escolar, porque faz parte de uma forma diferenciada de ensinar e dá oportunidade ao aluno de conhecer mais sobre a sua cidade.

Por isso mesmo, os bolsistas do PIBID-PED-Biologia Ufop fizeram uma caminhada ao Pico do Itacolomi. Foram aproximadamente 6 km de pé no chão: passamos por trilhas diversas e observamos uma flora riquíssima. Por ser uma área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, as mudanças das características das plantas e do solo eram constantemente observadas. Mata fechada com árvores mais altas, mais gramíneas, árvores menores e mais espaçadas. Logo chegando no Pico já estávamos em uma fisionomia do Cerrado denominada Campo Rupestre.

O local é mais apropriado para uma visita a alunos de curso técnico ou superior quando pensada em um ambiente de ensino. Isso porque há algumas dificuldades no percurso. Mesmo assim, o Parque é muito grande,  possui outros locais belos e menos penosos como a Trilha do Forno ou a Trilha da Represa do Custódio. Esses locais são mais acessíveis, possibilitando um estudo mais agradável para todos os alunos.

Tiramos algumas fotografias, sendo as dez primeiras feitas por uma aluna da UFOP. Todas as legendas foram feitas pelos bolsistas, meramente para informar a respeito da imagem.

O índio deitado

Na Trilha do Forno

Informações ecológicas em meio as trilhas


Planta muito encontrada na região

Uma espécie de samambaia

Liquens usados como indicadores ambientes da qualidade do ar

Liquens mais esverdiados

Espécie de samambaia


O céu entre árvores

Tronco com diferentes liquens

Bolsistas e a orientadora na trilha do Pico

Mais uma foto na trilha

 Morro do Cabrito: um excelente local para estudar as rochas

Uma reflexão

Momento de meditação

A caminhada também nos proporciona momentos muito alegres

Momentos de cansaço, 6 km para ir mais 6 para voltar


Repare a diferença da vegetação

O Pico visto de frente

O nascer do Sol em Ouro Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários