DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O Livro didático

Livro didático, por que utilizamos?

Em uma coluna de Lucas Mendes, verificamos a rejeição do livro didático (LD):

   "Outro educador que ainda jovem já tem pinta de ministro da educação é o gênio Paulo Blikstein, que tive o prazer de conhecer quando participou do nosso programa Manhattan Connection. Infelizmente acho que suas ideias revolucionárias seriam rápida e brutalmente rejeitadas pelos educadores brasileiros.

Ele é contra prova, livro didático, nota ou currículo pré-determinado, como era na escola Madalena Freire, filha do educador Paulo Freire, em que o paulistano Paulo se sentiu iluminado e salvo da chatice das salas de aula. Apesar da chatice, fez engenharia e saiu doutor em educação da USP."

Lucas Mendes: Brasileiros em ação e contradição. BBC- 13 de setembro de 2012

No Brasil...

...quem escolhe os LD? A escolha é feita pelos professores de acordo com o Plano Pedagógico e a realidade da escola. Os livros didáticos passam por uma avaliação e são distribuídos pelo Ministério da Educação ( MEC) a todas as escolas do Brasil. Os critérios dessa avaliação estão contidos no "Guia do livro didático". Este guia está disponível no site do MEC e tem como objetivo orientar os professores nessa difícil tarefa que é a escolha dessas materiais. O guia é composto das resenhas de cada obra, levando em consideração critérios definidos para o ensino de ciências.

Estes são assuntos muito complexos! Requer muita discussão e envolvimento dos professores. Por isso mesmo torna-se difícil fazer um juízo de valor a respeito da sua qualidade. Entretanto é perceptível o quanto muitos professores têm escolhido àqueles livros mais fáceis de entender. Às vezes, apenas folheiam as páginas e logo julgam a sua qualidade.

Para os bolsistas do PIBID Biologia UFOP é importante já começarmos a  pensar se realmente há uma escolha verdadeiramente de acordo com o Plano Pedagógico, que Plano é esse, qual é a realidade da Escola e se conseguiremos ou queremos ir além dos conteúdos livrescos.

Em uma dissertação de mestrado: Relações professor e livro didático de alfabetização. De Rosane de Fátima Batista Teixeira, é possível observar diversos ângulos a respeito dos LD e o que pensam os professores dos LD.

Na Escola Estadual Marília de Dirceu, houve a escolha do LD de Ciências por exigência da SEE.

O nosso contato com a sala de aula é fundamental, mas refletir a respeito do material utilizado pelos professores, o porquê de um livro em relação a outro, os temas abordados e a maneira como são colocados à realidade da Escola,  é algo novo. Então pensar em ser contra o livro didático? É mesmo uma ideia revolucionária e nos cabe obter muito conhecimento, criatividade e trabalho para sabermos utilizá-los e as infinitas ferramentas de ensino.

Links importantes:

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=668id=12391option=com_contentview=article

O "Guia do livro didático pode ser consultado nos links: Ensino Fundamental. Clicar em Ciências:  http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/item/3773-guia-pnld-2013-%E2%80%93-ensino-fundamental
Ensino médio. Clicar em Biologia: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/item/2988-guia-pnld-2012-ensino-m%C3%A9dio

Confira a coluna de Lucas Mendes na íntegra: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/09/120913_lucasmendes_tp.shtml

Sobre Paulo Blikstein:

O artigo está disponível em:

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