Na Escola Estadual de Ouro Preto os alunos do PIBID-PED supervisionados pela professora Mariana Moreira realizaram com a turma do 2º ano do Ensino Médio uma aula sobre o Reino Plantae.
Inicialmente foi mostrado a diferença entre os quatro filos das plantas: Briófitas, Pteridófitas, Gimnosperma e Angiosperma, explicando os seus principais aspectos evolutivos.
Na imagem acima a bolsista Mª Cecília está explicando sobre as Plantas.
Esses são alguns dos exemplos que foram levados para caracterizar o Reino Plantae.
Assim como os alunos da Escola Estadual de Ouro Preto aprenderam, vamos então invadir esse universo tão surpreendente que é o das plantas?!
Briófitas: Como exemplo deste filo foi apresentado aos alunos os musgos. A região de Ouro Preto é úmida e possui muitos musgos, dessa forma os alunos rapidamente identificaram e assimilaram as suas características. As Briófitas são plantas sem raiz, sem sementes, sem flor e sem fruto, ou seja, é uma planta simples que depende de água para reproduzir.
Musgo!
Pteridófitas: Foi apresentado como exemplo deste filo as samambaias, embora muitos dos alunos já serem familiarizados com essa planta, eles ficaram intrigados por não terem percebido as suas características e até mesmo surpresos, e dessa forma tiveram a curiosidade de observar todos os seus detalhes.
Este é um dos alunos do 2º ano do Ensino Médio, observando uma pteridófita, que possui como características a presença de raiz, de vasos condutores e não produzem semente, flor e fruto. E como as briófitas vivem em locais úmidos.
Gimnosperma: Neste filo foi mostrado os pinhões, que são as sementes oriundas dos pinheiros. As gimnospermas possuem raiz, vasos condutores, semente e não possuem fruto. O interessante desse exemplo foi que muitos alunos não sabiam diferenciar a pinha do pinhão, mas isso foi esclarecido, pois os pinhões são as semente que se formam dentro da pinha, que a medida que o tempo passa a pinha vai se abrindo e liberando os pinhões.
Os pinhões e a pinha.
Angiosperma: Como esse filo possui bastante características foi apresentado vários exemplos, como a laranja, o maracujá, e a flor ibisco. As Angiospermas são plantas completas que possuem raiz, vasos condutores, semente, flor e fruto. O ibisco é um ótimo exemplo de flor, pois é a mais visível, dessa forma foi realizado um corte da planta de forma que ficasse visível todo o seu aparelho reprodutor, o que gerou um grande interesse dos alunos, que observaram tanto a morfologia interna como externa de uma flor.
Nesta foto está o Ibisco com algumas de suas partes separadas.
Com essa aula ficou mais nítido para nós bolsistas a importância do contato do aluno com o objeto de estudo. O aprendizado fica enriquecedor, pois os alunos conseguem assimilar melhor o conteúdo estudado.
Belíssima postagem.
ResponderExcluir