Nas aulas ministradas pelo PED na escola Estadual de Ouro Preto, foi observado o quanto as aulas práticas são essenciais para o estímulo do aluno à aprendizagem. Percebemos que a aula prática auxilia na fixação e compreensão do conteúdo.
Após a aplicação de um questionário onde uma das perguntas eram: "Qual a melhor aula lecionada pelo PED- Biologia na sua escola?" todas as respostas estavam relacionadas com as aulas práticas. Uma das aulas mais citadas pelos alunos foi uma prática sobre meiose e mitose, onde ensinamos com massa de modelar sobre cartolinas todas as etapas da divisão celular. Um fato que nos chamou muita atenção foi quando os alunos se recusaram a ir ao intervalo (recreio) para continuar no laboratório realizando a atividade.
Outra experiência que evidencia essa relevância, foi a nossa primeira aula da sequência didática realizada nessa segunda-feira (16/09). O tema abordado foi decomposição. Realizamos uma experiência com os alunos, onde eles colocaram frutas em potes tampados e abertos para serem observados durante a semana, o diferencial dessa aula foi o entusiasmo dos alunos. Eles discutiram e questionaram o tempo todo o que poderia vir a acontecer com as frutas e conseguimos chegar exatamente ao objetivo da aula, sem qualquer interferências dos bolsistas, apenas idéias por eles formuladas.
Nada mais gratificante do que auxiliar a construção do conhecimento científico de forma mais fácil, utilizando de seus conhecimentos prévios e perceber que os alunos estão realmente aprendendo.
Bolsistas: Alex, Denise, Maria Cecília, Soliane e Talita
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários