DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A importância das aulas práticas no ensino de ciências



Nas aulas ministradas pelo PED na escola Estadual de Ouro Preto, foi observado o quanto as aulas práticas são essenciais para o estímulo do aluno à aprendizagem.  Percebemos que a aula prática auxilia na fixação e compreensão do conteúdo. 


Após a aplicação de um questionário onde uma das perguntas eram: "Qual a melhor aula lecionada pelo PED- Biologia na sua escola?" todas as respostas estavam relacionadas com as aulas práticas. Uma das aulas mais citadas pelos alunos foi uma prática sobre meiose e mitose, onde ensinamos com massa de modelar sobre cartolinas todas as etapas da divisão celular. Um fato que nos chamou muita atenção foi quando os alunos se recusaram a ir ao intervalo (recreio) para continuar no laboratório realizando a atividade.

Outra experiência que evidencia essa relevância, foi a nossa primeira aula da sequência didática realizada nessa segunda-feira (16/09). O tema abordado foi decomposição. Realizamos uma experiência com os alunos, onde eles colocaram frutas em potes tampados e abertos para serem observados durante a semana, o diferencial dessa aula foi o entusiasmo dos alunos. Eles discutiram e questionaram o tempo todo o que poderia vir  a acontecer com as frutas e conseguimos chegar exatamente ao objetivo da aula, sem qualquer interferências dos bolsistas,  apenas idéias por eles formuladas. 

Nada mais gratificante do que auxiliar a construção do conhecimento científico de forma mais fácil, utilizando de seus conhecimentos prévios e perceber que os alunos estão realmente aprendendo. 




Bolsistas: Alex, Denise, Maria Cecília, Soliane e Talita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários