DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pra quê ter nojo de minhoca!?

Nada melhor do que uma aula bem prática de biologia, não é mesmo?

Pois os alunos da Escola Estadual Dom Silvério se aventuraram no quintal de suas casas (ou do vizinho) e coletaram minhocas para a aula! Ok, algumas pessoas não tiveram o contato tão direto assim e... minhocas... não são tão atraentes né? Mas tudo é maravilhoso em uma abordagem biológica.
 

Antes de tudo, vamos dar uma introduçãozinha sobre esses bichos:

Minhocas são animais anelídeos do grupo oligoqueta (Oligochaeta). Acontece que anelídeos possuem cerdas, estruturas microscópicas que funcionam como pés, auxiliando no atrito com o solo e sua locomoção. Os diversos tipos de minhocas, estima-se em mais de 8000 espécies, possuem um pequeno número dessas cerdas, dando origem ao nome do latim: oligos = poucos + chaeta = cerdas. Grande produtora de hummus, as minhocas adubam a terra a tornando mais fértil, indicando biologicamente um bom terreno para agricultura. Essas criaturinhas não transmitem nenhuma doença, pra quê ter nojo de minhoca? ahhhh...

Alunos observam anelídeo com auxílio de lupas profissionais
Com auxílio de duas lupas ópticas, cedidas pelo Professor Hildeberto Caldas de Souza da Universidade Federal de Ouro Preto, os alunos puderam observar as diversas estruturas das minhocas. Por fora e por dentro! Sim, os alunos dissecaram a criatura. Err... Na imagem, assim como no vídeo no final da postagem é possível observar estruturas internas como boca, ânus, faringe, esôfago, papo, moela e todo o trato intestinal do anelídeo. Além das estruturas internas, também foi possível observar os anéis e o clitelo - estrutura diferenciada responsável pela reprodução das oligoquetas.
Fonte: BioMania
O mais interessante das minhocas é que elas possuem curiosidades incríveis, como... Você sabia que essas criaturas são sensíveis ao tumulto e barulho? Pois é. Notem que não é comum ver minhoca em terras no interior de centros urbanos. Mas se eu falar que elas gostam de leite com açúcar vocês vão falar que to de brincadeira com vocês, não é mesmo? Entretanto, estudos mostram que o cálcio do leite e a glicose do açúcar favorecem a reprodução delas. Quem diria...

Agora que vocês já sabem um pouquinho sobre os oligoquetas, confiram o exclusivo vídeo da dissecação da minhoca com os alunos da E.E. Dom Silvério e aumentem o volume!


Quero ver tanta harmonia quando a aula for com aranhas......
Até mais pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários