Em aula ministrada no dia 09/05/2014, com a turma do
9º ano da Escola Municipal de Campinas, foi realizada uma atividade prática
envolvendo substâncias e misturas. Levamos materiais cedidos pelo laboratório
de ecologia da Universidade Federal de Ouro Preto, como: béquer, bastão de
vidro, tubos de ensaio, jaleco e toucas,
para demonstrar como funciona um laboratório de ciências.
Na primeira etapa da aula começamos explicando a
diferença entre mistura homogênea e heterogênea. Os alunos fizeram um bolo e
durante o processo e identificaram quais eram as misturas que eles observavam
no recipiente.
Alunos do 9° ano preparando o bolo;
Identificando as misturas;
Na segunda etapa da aula mostramos os processos de
separações de misturas, por meio de experimentos feitos pelos próprios alunos,
como catação, filtração, separação magnética, decantação, peneiração,
destilação simples, destilação fracionada e evaporação. Também foi entregue um
roteiro para os alunos anotarem as suas observações durante a atividade e
entregar um relatório (em forma de redação) na semana seguinte.
Iniciando a catação
Anotando para não esquecer...
Alunos realizando a decantação;
Misturando para ver os resultados.
Um pouco sobre a destilação.
E por fim as anotações finais.
Foi uma aula muito diferente para os alunos pois eles
nunca haviam entrado em contato com nenhum material de um laboratório de
ciências. Percebemos através da aula e dos relatórios que
atividades como estas despertam o interesse dos alunos e nos motiva ainda mais
a buscar formas diferenciadas de aprendizado do conteúdo.
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