DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

sábado, 15 de novembro de 2014

Visita ao Zôológico - Parte 3


Durante a visita visitamos também o recinto dos leões e tigres. A leoa estava imponente na sombra e o leão escondido em sua casa. No recinto dos tigres, quando chegamos um deles se levantou e percebemos que estava mancando. 


 

O leão é uma espécie de felino, mamífero carnívoro. A pelagem possui uma coloração castanha, e os machos apresentam uma juba característica. Uma das características mais marcantes da espécie é a presença de um tufo de pelos pretos na cauda, que também possui uma espora. Habita preferencialmente as savanas e pastagens abertas, mas pode ser encontrado em regiões mais arbustivas. É um animal sociável que vive em grupos que consiste das leoas e suas crias, o macho dominante e alguns machos jovens que ainda não alcançaram a maturidade sexual. 


A dieta consiste principalmente de grandes ungulados e possuem hábitos noturnos e crepusculares, descansando e dormindo na maior parte do dia. Leões vivem por volta de 10-14 anos na natureza, enquanto em cativeiro eles podem viver por até 30 anos. Alguns animais desenvolveram o hábito de atacar e devorar humanos, ficando conhecidos como "devoradores de homens". Nas savanas africanas,agachada na grama, com os músculos tensos, a leoa observa seu bando cercando uma zebra em pânico. Cooperando assim e de outras formas, as leoas conseguem criar emboscadas e chegam a matar dois animais de uma só vez. É possível um único grupo de leoas abater até sete gnus em um único ataque. As leoas caçam tanto de dia quanto a noite.


O tigre é um mamífero da família dos felídeos. Já foi e é encontrado em diversos países da Ásia. Os tigres são predadores de topo. Dentre suas subespécies há o maior entre todos os felinos selvagens. São animais territoriais e solitários. É o felino com maior variação de tamanho do mundo, com o tigre-siberiano alcançando até 306 kg enquanto o tigre-de-bali alcançava no máximo 100 kg; tamanho comparável a suçuaranas e leopardos

Tigres já foram encontrados da Turquia a Sibéria e da ilha de Java a Índia. Hoje em dia estão restritos principalmente a algumas regiões do Sudeste Asiático, Sibéria e Índia.
É um dos animais mais carismáticos do mundo, sendo símbolo da conservação da natureza e um dos animais mais populares. É o animal símbolo de diversos países da Ásia e mascote de diversas empresas em todo o mundo.


Tigres adultos vivem em grande parte, solitariamente. Eles estabelecem e mantêm territórios. Adultos residentes de ambos os sexos geralmente limitam os seus movimentos ao território, dentro do qual eles satisfazem as suas necessidades e as de seus filhotes em crescimento. Os indivíduos que partilham a mesma área estão conscientes dos movimentos e atividades de cada um. O tamanho do território depende, principalmente, da abundância de presas, e, no caso dos machos, do acesso às fêmeas. O alcance de um macho tende a se sobrepor ao de várias fêmeas, fornecendo-lhe um grande campo de potenciais parceiros de acasalamento. Tigres são um dos poucos felinos que têm apreço pela água. Ao contrário de muitos felinos, os tigres são nadadores fortes e muitas vezes intencionalmente banham-se em lagoas, lagos e rios, como forma de se refrescar no calor do dia.

Tigres fêmeas jovens estabelecem seus primeiros territórios perto de sua mãe. A sobreposição entre o território da mãe e da filha reduz com o tempo. Os machos, no entanto, migram mais do que as fêmeas e partem em uma idade mais jovem para marcar sua própria área. Para identificar o seu território, o macho marca árvores pulverizando urina e secreções das glândulas anais, bem como marcação das trilhas com fezes e também marcam as árvores ou o chão com as garras. As fêmeas também usam esses "arranhões", assim como a urina e marcação de fezes.



A visita ao zooólogico de Belo Horizonte decorreu conforme planejada e recebeu elogios dos alunos na volta pra casa. O planejamento de levar outras turmas ao zoológico permanece em pauta no PIBID-Biologia para o próximo ano.

Alunos da E.M.Professora Juventina Drummond e bolsistas do PIBID-Biologia se despedem da visita na Fundação zoobotânica de Belo Horizonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários