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sexta-feira, 15 de maio de 2015

A importância das aulas práticas no ensino da biologia

A importância das aulas práticas no ensino da biologia

Driely Aparecida de Oliveira[1]

O desenvolvimento do aluno em sala de aula requer sempre de diversos estímulos, sendo assim, cabe ao professor desenvolver formas diferenciadas para aproximar o aluno da aprendizagem. Uma das formas mais utilizadas, e que obtém efeitos extraordinários são as aulas práticas.
A principal função da aula pratica é estimular a curiosidade do aluno, fazendo que ele tenha interesse pela ciência e empenho na imaginação e no raciocínio. Embora a importância das aulas práticas seja amplamente reconhecida, de forma geral constituem-se numa parcela muito pequena da totalidade ministrada. Segundo os professores, não há tempo suficiente para a preparação do material; falta-lhes segurança para controlar a classe, conhecimento para organizar experiências e também equipamentos e instalações adequadas.
Mesmo que alguns fatores sejam realmente dificultadores, nenhum deles justifica por si só a ausência de aulas práticas. Um pequeno número de atividades interessantes e desafiadoras para o aluno já será o suficiente para suprir as necessidades básicas desse componente essencial à formação de jovens, que lhes permite relacionar os fatos às soluções de problemas, dando-lhes oportunidades de identificar questões para investigação, elaborarem hipóteses e planejar experimentos para testá-las, organizar e interpretar dados e, a partir deles, fazer generalizações e inferências. Segundo POSSOBOM, OKADA e DINIZ (2007):

A origem do trabalho experimental aconteceu há mais de cem anos, influenciada pelo trabalho que era desenvolvido nas universidades, e tinha por objetivo melhorar a aprendizagem do conteúdo científico, pois os alunos aprendiam os conteúdos, mas não sabiam aplicá-los. No entanto a aprendizagem não se dá pelo fato de ouvir e folhear o caderno, mas de uma relação teórica prática, com intuito não de comparar, mas sim de despertar interesse aos alunos, gerando discussões e melhor aproveitamento das aulas (POSSOBOM, OKADA e DINIZ, 2007).


Para que a aprendizagem seja efetiva, tanto os professores quanto os alunos devem ter a consciência da importância do tipo de atividade que está sendo aplicada, pois o conhecimento, segundo FRACALANZA (1986), tem que ser adquirido de forma natural, através de problematização cotidiana, com a busca por parte dos alunos de soluções para os desafios propostos pelo professor. Nessa perspectiva, as aulas práticas cumprem um importante papel para uma abordagem cognitiva do conteúdo de ciências e biologia, dando ao aluno a oportunidade de exercitar habilidades, e até mesmo conduzi-lo profissionalmente ao ramo da ciência e tecnologia.

REFERÊNCIAS:

FRACALANZA, H. et al. O Ensino de Ciências no 1º grau. São Paulo: Atual. 1986, p. 124.

POSSOBOM, Clívia Carolina Fiorilo; OKADA, Fátima Kazue; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Atividades práticas de laboratório no ensino de biologia e de ciências: relato de uma experiência. FUNDUNESP. Disponível em: www.unesp.br/prograd/PDNFNE2
002/atividadespraticas.> Consultado em: 25/087/2014.



[1] Graduada em Ciências Biológicas pela UEMG; Professora de Ciências e Biologia na rede estadual de ensino do município de Mariana - MG; Supervisora do PIBID – UFOP. Email: drielyao@yahoo.com.br

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