Em aula ministrada na Escola Estadual Benjamim Guimarães, os
alunos do PIBID-BIOLOGIA realizaram uma atividade prática com os alunos do 3º
ano que gerou muita polêmica cujo tema era o daltonismo.
O daltonismo é uma anomalia recessiva do cromossomo X. Não
existe tratamento ou cura, porém é possível encontrar lentes e óculos que
ajudam a minimizar o problema. Com a percepção alterada de algumas
cores, principalmente do verde, vermelho e azul - e das cores derivadas deles.
Isso porque o daltonismo afeta células localizadas na nossa retina, chamadas de
cones, que são as responsáveis por percebermos cada uma dessas cores.
A atividade prática consistia de um teste do daltonismo. Foram
projetadas algumas imagens para que os alunos observassem os números presentes
em cada uma delas e em seguida anotassem o que foi visto. A polêmica da aula
girou em torno da bolsista Soliane, que é daltônica e também realizou o teste
junto com os meninos.
Alunos realizando a atividade prática.
Anotando os números vistos.
Discutindo sobre o assunto.
Finalizando a atividade.
Terminando as anotações.
A grande maioria dos alunos nunca haviam ouvido falar dessa
anomalia, e para eles foi uma atividade muito diferente. Diversas perguntas
surgiram como: “Como a Soliane consegue ler e escrever se ela não enxerga as
cores? Como ela enxerga o papel? Ela consegue enxergar o ônibus certo para vir
até a escola? Como ela descobriu a doença? Dói? Entre tantas outras
perguntas...
Após o teste foi comprovado na sala de aula que não havia
nenhum aluno daltônico e todas as dúvidas foram esclarecidas. Além de
divertida, a aula foi muito educativa e novas terminologias puderam ser
inseridas no vocabulário dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários