DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Que número você vê?


Em aula ministrada na Escola Estadual Benjamim Guimarães, os alunos do PIBID-BIOLOGIA realizaram uma atividade prática com os alunos do 3º ano que gerou muita polêmica cujo tema era o daltonismo.

O daltonismo é uma anomalia recessiva do cromossomo X. Não existe tratamento ou cura, porém é possível encontrar lentes e óculos que ajudam a minimizar o problema. Com a percepção alterada de algumas cores, principalmente do verde, vermelho e azul - e das cores derivadas deles. Isso porque o daltonismo afeta células localizadas na nossa retina, chamadas de cones, que são as responsáveis por percebermos cada uma dessas cores.

A atividade prática consistia de um teste do daltonismo. Foram projetadas algumas imagens para que os alunos observassem os números presentes em cada uma delas e em seguida anotassem o que foi visto. A polêmica da aula girou em torno da bolsista Soliane, que é daltônica e também realizou o teste junto com os meninos.

Alunos realizando a atividade prática.

Anotando os números vistos.

Discutindo sobre o assunto.

Finalizando a atividade.

Terminando as anotações.

A grande maioria dos alunos nunca haviam ouvido falar dessa anomalia, e para eles foi uma atividade muito diferente. Diversas perguntas surgiram como: “Como a Soliane consegue ler e escrever se ela não enxerga as cores? Como ela enxerga o papel? Ela consegue enxergar o ônibus certo para vir até a escola? Como ela descobriu a doença? Dói? Entre tantas outras perguntas...

Após o teste foi comprovado na sala de aula que não havia nenhum aluno daltônico e todas as dúvidas foram esclarecidas. Além de divertida, a aula foi muito educativa e novas terminologias puderam ser inseridas no vocabulário dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários