Maria Cristina & Tainara Gomes
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
TRANSCENDENDO O AMBIENTE FORMAL DA SALA DE AULA
Manter a atenção dos alunos voltada para o conteúdo ministrado ao decorrer de uma aula expositiva vem se tornando cada vez mais difícil. Diante deste cenário pedagógico, a realização de atividades que transcendam o ambiente formal da sala de aula pode se tornar uma estratégia de ensino muito eficiente. Pensando nisso, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto (PIBID-Biologia), em parceria com a professora de Biologia da Escola Estadual de Cabanas, localizada na cidade de Mariana-MG, propuseram aos alunos do 3° ano do ensino médio uma atividade diferenciada, fora do ambiente formal da sala de aula. Esta atividade ocorreu no Museu de Ciências e Técnicas da Escola de Minas/UFOP com ênfase na Reserva Técnica de Taxidermia, com o objetivo de comparar o nível de interesse dos alunos em uma aula formal e em uma aula fora do ambiente escolar. Foi feita uma sondagem para analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema: Taxidermia. Ao decorrer da aula, os bolsistas se dispuseram a auxiliar a professora no que se refere à organização dos alunos, e se encarregaram de observar o comportamento dos mesmos a fim de verificar a influência da utilização de um ambiente diferenciado. Aos alunos foi dada a oportunidade de conhecer diversos ambientes do museu, tais como o setor de mineralogia e de história natural, entretanto a Reserva Técnica de Taxidermia, onde se encontram mamíferos, aves e roedores empalhados, foi o principal ambiente utilizado para as observações. Após o término da aula, foram feitas discussões sobre tema e foi solicitado aos alunos que escrevessem um relatório, como método de avaliar a influência da mudança de ambientes no nível de aprendizagem dos alunos. A partir das observações feitas pelos bolsistas e pela professora da turma e a partir da análise dos relatórios constatou-se que aulas diferenciadas influenciam positivamente no aprendizado dos alunos.
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