É visível a dificuldade encontrada pelo professor de biologia para proporcionar uma aula de qualidade e com metodologia diferenciada, que vá além do “quadro e giz”. Para isso, educadores devem buscar novos recursos, principalmente aqueles que envolvam atividades criativas, para serem aplicados nas aulas. Buscando novas propostas, o PIBID-BIOLOGIA, da Universidade Federal de Ouro Preto, vêm realizando atividades diferenciadas com os alunos das escolas parceiras e os resultados tem se mostrado muito positivos.
A principal metodologia utilizada pelos bolsistas do PIBID-BIOLOGIA são as aulas práticas, que vêm proporcionando aos nossos alunos o estímulo à criatividade, à crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as atividades práticas contribuem para o interesse dos alunos nas aulas de ciências, que muitas vezes parecem abstratas e distantes da realidade dos alunos.
Pensando nesses aspectos, realizamos uma atividade diferenciada com os alunos da Escola Estadual de Cabanas, Mariana-MG, cujo tema foi evolução, levando-se em conta os conceitos de seleção natural e adaptação.
Figura 1
A evolução é geralmente lenta e se processa em tempo geológico. Por isso, não é simples perceber suas evidências. O experimento realizado pelos bolsistas do PIBID propôs uma prática simples, em que foi possível simular como a seleção natural atua e o que pode interferir neste processo.
A aula foi composta por dois momentos. No primeiro deles os alunos foram levados para a quadra da escola, e algumas figuras de borboletas de diversas cores foram escondidas por todo o ambiente. O objetivo era que os alunos encontrassem o maior número possível de borboletas naquele espaço.
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Num segundo momento houve um debate sobre o tema da aula. As principais questões discutidas foram: “Porque algumas borboletas de determinadas cores foram encontradas mais facilmente e outras não? O que é adaptação? Cores mais chamativas serão encontradas mais facilmente?”, entre outras.
Figura 7
Os resultados obtidos foram positivos e os alunos construíram o conceito de seleção natural e adaptação em uma atividade prática e muito simples, que pode ser realizada em qualquer espaço e até mesmo dentro da sala de aula.
Soliane Gonçalves da Silva
Soliane Gonçalves da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários