DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

sábado, 30 de junho de 2012

Churrasco do PED

Aconteceu nesta última sexta-feira dia 29/06/2012 o primeiro churrasco do PED. Para que não pode comparecer não se preocupe iremos fazer outros em breve. Para quem foi, nos divertimos muito. Karla muito obrigada por por nos receber em sua casa e por ser tão gentil e receptiva. Um abraço e curtam as fotos. 



Figura 1: Alunos do PED

Figura 2: Olha o trem da mulherada.

Figura 3: Primeiros momentos


Figura 4: Sheila essa foi em sua homenagem. UM BRINDE A SHEILA!!!



Figura 5: Jérssica, Paula, Alex, Ana Luíza e Ricardo

Figura 6: Jérssica, Adriana e Alex.

Figura 7: Adriana e seu namorado.

Figura 8: Jocimara e sua companheira de artigo Karla

Figura 9: Jérssica e Ingriddy

Figura 10: Cleidiane
Figura 11: Jocimara e Ingriddy

Figura 12: Ana Luíza e Joziele

Figura 13: Hummm... Pão de alho. Estava uma delícia.

Figura 14: Ricardo (nosso churrasqueiro), Karla e Alex.

Figura 15: Paulinha, Aline e Ana Luíza

Figura 16: Olha que família linda!

Figura 17: Jérssica e Aline.

Figura 18: Paulinha, Jérssica e Aline

Figura 19: Paulinha e seu namorado.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Escola Estadual Dom Silvério


Jogo – Seleção Natural

Ainda dentro do tema Ecologia no dia 03 e 10 de Maio confeccionamos um jogo sobre Seleção Natural que foi ministrado para a turma 2 ° ano no dia 29/05 e 12/06. O jogo é composto de dois tabuleiros um preto e um branco e cada tabuleiro tem inicialmente 12 quadradinhos de cada cor (preto e branco) que representam os indivíduos/animais que vivem neste ambiente. A turma foi dividida em dois grupos de 5 pessoas cada e os tabuleiros foram distribuídos entre os grupos. Cada aluno representava uma geração de indivíduos tendo esse jogo 5 gerações. A cada rodada (geração) um aluno deveria retirar o máximo de quadradinhos que conseguisse um de cada vez, de ambas as cores em um tempo de 10s.  Os quadradinhos que ficavam nos tabuleiros eram os indivíduos sobreviventes; os que eram retirados eram os capturados. Os valores eram anotados em uma tabela a cada geração. Se acabassem todos os quadradinhos a espécie entrava em extinção e o jogo acabava ali. Quando isso ocorria o grupo achava que tinham perdido o jogo. Mais a intenção do jogo não era ganhar ou perder, seu intuito era mostrar que os indivíduos/animais mais adaptados sobrevivem e se camuflam melhor no ambiente cuja sua cor é a mesma do ambiente, pois no tabuleiro branco restaram mais peças brancas e no tabuleiro preto mais peças pretas.  O mais importante foi que os alunos perceberam isso, adoraram o jogo e aprenderam o conteúdo. Foi uma aula muito divertida!!!

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Fig.1,2 e 3: Confecção do jogo.

Figura 4: Tabuleiros com os 12 quadradinhos brancos e pretos.

Figura 5: Aluno contando peças.

Figura 6: Tabela colocada no quadro.

Figura 7

Figura 8

Fig. 7 e 8: Alunos jogando.

Figura 9: Todos participando.

Figura 10: Aluna preenchendo o relatório.



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Escola Estadual Dom Silvério


Mural de Informações!
No dia 03 e 04 de Maio montamos na Escola Dom Silvério um mural. As letras que davam o título a ele (PED – BIOLOGIA) foram alternadas entre as cores verde, amarela e azul que representam as cores da Bandeira do Brasil. As notícias colocadas tinham os seguintes temas: saúde, alimentação, drogas, esportes (atividades físicas) e curiosidades e eram alternadas mensalmente, pois, assim dava mais tempo para os alunos lerem as notícias. Alguns desenhos (peixes, borboletas, maças, estrelas, trevos, frutas e corações) ilustravam um pouco a biologia  e outros serviram apenas para dar um toque especial e alegre ao mural.

Figura 1

Figura 2 
Fig. 1 e 2: Montagem das letras. 

Figura 3

Figura 4
Fig. 3 e 4: Colagem das letras no Mural. 

Figura 4: Colagem das primeiras Reportágens.

Figura 5

Figura 6
Fig. 5 e 6: Montagem dos desenhos.

Figura 7

Figura 8

Fig. 7 e 8: E foi assim que ficou o Mural do PED- Biologia. 
Lindo né!!!!

domingo, 24 de junho de 2012

VISITA AO HORTO DOS CONTOS




O conhecido Horto dos Contos, localizado na cidade de Ouro Preto, foi rebatizado sob o nome Parque Vale dos Contos. O local possui uma beleza cênica única; nele, é possível contemplar sua fauna e flora.

Fizemos uma visita ao Parque em 2011. Foi a nossa primeira saída junto com os bolsitas, professores, supervisores e coordenadores. Foi muito importante entendermos como podemos utilizar esses espaços para fazermos algumas aulas e, ao mesmo tempo, aprendermos com as aulas do professor Hildeberto que ministra aulas de botânica e as intervenções da professora Sheila, pedagoga; ambos na Universidade Federal de Ouro Preto.

Durante a visita pelo Parque, pode-se notar placas de identificação afixadas próximas às árvores com informações a respeito de cada espécie.

Para que o visitante tenha um bom aprendizado é importante ter atenção e ser crítico aos avisos. 

Com o novo nome (Parque Vale dos Contos) houve o lançamento da Revista do Educador que se destina a visitas no local com informações ricas sobre a história deste espaço.
Pode-se acessá-la em:



 Vale à pena conferir os contos do Parque!


Foto com parte do grupo na visita do Horto dos Contos. Da esquerda para a direita (em pé): Prof. Wilde, Jérssica, Alex, Hilda, Ricardo Brandão, Profª Cedir, Profª. Sheila, Bárbara, Adriana, Jocimara, Ricardo Panzera, Tiago e Eduardo.



Professor Wilde apresentando uma possível aula de campo em um dos percursos do Horto dos Contos.



Professor de botânica, professora de pedagogia e alunos pensando nas associações existentes.


Museu da Inconfidência ao fundo e a esquerda. Neste ponto do Parque é possível visualizar parte da cidade em meio as árvores.

Coordenadores e aluno observando musgos e liquens existentes em uma árvore.


Bolsistas e supervisores junto aos coordenadores do PED fazendo um recorte das diversas intervenções possíveis dentro do Horto.


Uma das igrejas da cidade vista do Parque Horto dos Contos.


Diversidade biológica em uma árvore.


Fungos, raízes, musgos...uma riqueza de vida em um determinado espaço.


Arte no parque


Hortência no Horto


Na natureza a beleza é simples


O córrego dos Contos


As casas de Ouro Preto vistas por trás