DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

sábado, 23 de junho de 2012

SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Balão volumétrico, béquer, funil, areia, água, óleo; esses foram alguns dos instrumentos utilizados em sala de aula com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Horácio Andrade.
É possível levar as ferramentas necessárias para dentro das salas!
                                             
 Do Chão da Escola ao Céu de Ideias!!


No preparativo das atividades.




Alunos fazendo exercícios sobre a matéria. Ao fundo, a professora de ciências que é também nossa supervisora, Jane!



Bolsistas do PED em uma conversa sobre misturas com os alunos da Escola Estadual Horácio Andrade.



É preferível levar os instrumentos para dentro de sala a trabalhar apenas com uma metodologia de ensino, principalmente nas aulas de ciências.



Com materiais de cozinha é possível explicar e entender o que fazemos em nosso dia a dia! Veja o olhar de cada aluno!!



Conhecendo as diferenças entre misturas homogêneas e heterogêneas.




Peneirando a farinha de trigo...quando fazemos um bolo de chocolate é possível pensar em vários processos de separação de misturas.



Após as práticas é hora de fazer algumas anotações. Aqui eles trabalharam em grupos!



Que tal fazer você mesma? Algumas pessoas compreendem melhor quando colocam a mão na massa! 


Nessa atividade, cada bolsista teve a função de mostrar alguns dos processos de separação de misturas. Para que isso ocorresse de maneira tranquila, os alunos foram, aos poucos, passando pela bancada provisória. No trajeto, eles puderam perguntar, tocar nos objetos e argumentar a respeito de alguns processos de misturas que eles fazem dentro de suas casas. Os laboratórios, as aulas em espaços não escolares e outros métodos que utilizamos para ajudar os estudantes, não acabarão com o déficit na aprendizagem, mas podem sim, diminuir as deficiências no ensino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários