DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

domingo, 24 de junho de 2012

VISITA AO HORTO DOS CONTOS




O conhecido Horto dos Contos, localizado na cidade de Ouro Preto, foi rebatizado sob o nome Parque Vale dos Contos. O local possui uma beleza cênica única; nele, é possível contemplar sua fauna e flora.

Fizemos uma visita ao Parque em 2011. Foi a nossa primeira saída junto com os bolsitas, professores, supervisores e coordenadores. Foi muito importante entendermos como podemos utilizar esses espaços para fazermos algumas aulas e, ao mesmo tempo, aprendermos com as aulas do professor Hildeberto que ministra aulas de botânica e as intervenções da professora Sheila, pedagoga; ambos na Universidade Federal de Ouro Preto.

Durante a visita pelo Parque, pode-se notar placas de identificação afixadas próximas às árvores com informações a respeito de cada espécie.

Para que o visitante tenha um bom aprendizado é importante ter atenção e ser crítico aos avisos. 

Com o novo nome (Parque Vale dos Contos) houve o lançamento da Revista do Educador que se destina a visitas no local com informações ricas sobre a história deste espaço.
Pode-se acessá-la em:



 Vale à pena conferir os contos do Parque!


Foto com parte do grupo na visita do Horto dos Contos. Da esquerda para a direita (em pé): Prof. Wilde, Jérssica, Alex, Hilda, Ricardo Brandão, Profª Cedir, Profª. Sheila, Bárbara, Adriana, Jocimara, Ricardo Panzera, Tiago e Eduardo.



Professor Wilde apresentando uma possível aula de campo em um dos percursos do Horto dos Contos.



Professor de botânica, professora de pedagogia e alunos pensando nas associações existentes.


Museu da Inconfidência ao fundo e a esquerda. Neste ponto do Parque é possível visualizar parte da cidade em meio as árvores.

Coordenadores e aluno observando musgos e liquens existentes em uma árvore.


Bolsistas e supervisores junto aos coordenadores do PED fazendo um recorte das diversas intervenções possíveis dentro do Horto.


Uma das igrejas da cidade vista do Parque Horto dos Contos.


Diversidade biológica em uma árvore.


Fungos, raízes, musgos...uma riqueza de vida em um determinado espaço.


Arte no parque


Hortência no Horto


Na natureza a beleza é simples


O córrego dos Contos


As casas de Ouro Preto vistas por trás


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários