DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Bolsista do PIBID em matéria na Revista Educação

No mês de setembro de 2013 saiu uma reportagem na Revista Educação da editora Segmento, sobre os novos programas de iniciação à docência nos cursos de pedagogia e licenciatura. A matéria, escrita por Thiago Minami, é assunto da capa da revista com o título "Imersão Pedagógica – Aula sobre realidade” cita os diversos programas existentes no Brasil através da seguinte pergunta: “O novo programa de residência educacional em São Paulo e o projeto de lei em tramitação no Senado que trata do assunto trazem à tona a questão: a prática em sala de aula desde cedo é suficiente para melhorar a formação do professor?”.

Reprodução Ed. Segmento - Site Revista Educação - Telma de Mendonça
O PIBID, programa da CAPES de iniciação à docência, adotado pela Universidade Federal de Ouro Preto, não poderia estar de fora do assunto e não é que um dos entrevistados na revista foi o bolsista Pedro Dantas Anacleto, que esta no projeto desde março deste ano?

Na sessão ‘O diário de um bolsista’, páginas 40 e 41, é possível encontrar partes do relatório do bolsista sobre a sua participação no Pibid/PED – Biologia, na qual, um dos trechos declara suas experiências que passamos no cotidiano da escola, das dificuldades enfrentadas, às vezes com a didática outrora com a turma. Pedro relata também dos seus sentimentos, quando se sente bem na turma que interage com a aula e torna-se bem mais interessante o conteúdo. E das vezes, que voltou pra casa frustrado quando a turma é apática com o professor e com o conteúdo e como isso foi importante para sua experiência.

Reprodução Revista Educação - Pedro, Driely e Aluna
A reportagem conta com curtas sessões que relatam a experiência de alunos de graduação que participam de programas como o Pibid, como de uma ex-Pibid, Telma de Mendonça (foto) que hoje é professora do terceiro ano do fundamental, que teve que enfrentar a desigualdade social e se envolver com a vida dos alunos da escola que atuava e nisso procurar alternativas que possibilitassem o aprendizado dos alunos e esses descobrir o seu potencial. Assim experiências que mostram a importância dos projetos educacionais e o quanto que contribuem para a formação do docente.

A reportagem, além de tudo, discute uma comparação entre o estágio supervisionado e os programas de iniciação à docência, o planejamento destes e acompanhamento das universidades, e que projetos como o Pibid ou a residência educacional tem de novo e que já esta fazendo a diferença na vida desses futuros professores!


Reprodução: Ed. Segmento - Revista Educação Ano 17 - nº 197
Uma prévia da matéria pode ser lida no site oficial da revista e o conteúdo completo disponível para assinantes. A Revista Educação possui tiragem nacional e é facilmente encontrada em qualquer banca de revista. Você pode conferir clicando em: Site Revista Educação - Imersão Pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários