DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Modelando a mitose

Aula prática realizada pelo PED na Escola Estadual de Ouro Preto auxiliou os alunos a compreenderem o conteúdo de mitose ministrado em sala de aula.
  
Começamos a aula fazendo uma breve explicação sobre o que seria feito, em seguida dividimos a turma em grupos. Distribuímos os materiais necessários e os alunos já demonstraram entusiasmo ao perceberem que a atividade seria feita com massas de modelar. 

Todos comentavam o quanto estavam empolgados para começar a atividade, e o que era uma brincadeira de infância, se tornou um aprendizado para os alunos. 

A atividade abordava o conteúdo de divisão celular, mostrando todas as etapas da mitose. Na interfase eles representaram a duplicação das cromátides irmãs e os centríolos, na prófase simularam o desaparecimento da carioteca e o surgimento das fibras de fuso, na metáfase mostraram os cromossomos no centro e as fibras de fuso puxando as cromátides irmãs, na anáfase verificaram a separação das cromátides irmãs e, no final, a telófase + citocinese demonstraram onde há o ressurgimento da carioteca e as células se dividindo em duas.

Elaboramos algo interativo, pois esse conteúdo gera muita dúvida e dificuldade, com isso os alunos conseguiriam entender melhor a matéria ministrada em sala de aula. O resultado que obtivemos foi o que esperávamos, pois aplicamos essa atividade com as turmas do primeiro ano do ensino médio e estes demonstraram grande empolgação, uma das turmas deixou de sair para o intervalo para continuar o trabalho, em outra, um aluno comentou como é mais simples entender essa matéria desse modo, e, em uma terceira classe os alunos utilizaram réguas, que segundo eles deixavam o trabalho mais perfeito. 

São aulas como essa que mostram a importância do PED dentro das escolas e proporcionam para nós bolsistas do Polivalente uma motivação e alegria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários