Aula prática realizada pelo PED na Escola Estadual de
Ouro Preto auxiliou os alunos a compreenderem o conteúdo de mitose ministrado
em sala de aula.
Começamos a
aula fazendo uma breve explicação sobre o que seria feito, em seguida dividimos
a turma em grupos. Distribuímos os materiais necessários e os alunos já
demonstraram entusiasmo ao perceberem que a atividade seria feita com massas de
modelar.
Todos
comentavam o quanto estavam empolgados para começar a atividade, e o que era
uma brincadeira de infância, se tornou um aprendizado para os alunos.
A atividade
abordava o conteúdo de divisão celular, mostrando todas as etapas da mitose. Na
interfase eles representaram a duplicação das cromátides irmãs e os centríolos,
na prófase simularam o desaparecimento da carioteca e o surgimento das fibras
de fuso, na metáfase mostraram os cromossomos no centro e as fibras de fuso
puxando as cromátides irmãs, na anáfase verificaram a separação das cromátides
irmãs e, no final, a telófase + citocinese demonstraram onde há o ressurgimento
da carioteca e as células se dividindo em duas.
Elaboramos
algo interativo, pois esse conteúdo gera muita dúvida e dificuldade, com isso
os alunos conseguiriam entender melhor a matéria ministrada em sala de aula. O
resultado que obtivemos foi o que esperávamos, pois aplicamos essa atividade
com as turmas do primeiro ano do ensino médio e estes demonstraram grande
empolgação, uma das turmas deixou de sair para o intervalo para continuar o
trabalho, em outra, um aluno comentou como é mais simples entender essa matéria
desse modo, e, em uma terceira classe os alunos utilizaram réguas, que segundo
eles deixavam o trabalho mais perfeito.
São aulas
como essa que mostram a importância do PED dentro das escolas e proporcionam
para nós bolsistas do Polivalente uma motivação e alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários