Os
alunos do 9º ano da Escola Municipal de Campinas, no segundo semestre de 2014
estavam estudando nas aulas de ciências, sobre as Leis de Isaac Newton. Com
base nas aulas teóricas, nós bolsistas do PIBID desenvolvemos uma prática sobre
o princípio da Inércia: 1ª Lei de Newton. Essa lei diz que os corpos tendem a
permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme quando nenhuma força é
exercida sobre eles.
Baseados
nessa lei o nosso objetivo consistiu em montar um roteiro prático com duas atividades em que os
alunos pudessem sozinhos: ler, montar a atividade, realiza-la e tirar suas próprias
conclusões. Ficamos apreensivas em saber como eles iriam reagir perante essa
proposta. Entregamos o roteiro para os três alunos do 9º ano, e deixamos os materiais
a serem utilizados em uma mesa. Os alunos ao pegarem o roteiro ficaram bem
receosos, então nós explicamos que eles deveriam ler e seguir o roteiro para
realizar a atividade. Os estudantes ficaram bem tímidos e não queriam ler,
então pedimos para que um deles lesse em voz alta o que estava sendo pedido.
Assim que o aluno terminou a leitura junto com os outros alunos, eles começaram
a montar a primeira prática no lado externo da sala de aula onde há uma rampa e
melhor ocorreria o experimento. Primeira prática:
:
Princípio
da Inércia
Trombada
Objetivos:
Demonstrar que objetos em
movimento, quando não há ação de forças externas, tendem a continuar em
movimento.
Materiais
utilizados: Caminhão de brinquedo, bola de borracha, massa
de modelar, livros.
Procedimento:
- Coloque os livros no fim da rampa;
- Coloque um pedaço da massa de modelar no capô do caminhão e sobre a massa de modelar coloque a bolinha de borracha;
- Posicione o caminhão, já com a bolinha, no alto da rampa;
- Solte o caminhão do começo da rampa.
O que acontece
com o caminhão? Por quê?
O que
acontece com a bolinha de borracha? Por quê?
. Eles
se saíram muito bem, e gostaram! Para nossa surpresa cada um quis realizar a
prática individualmente, respondendo as questões pedidas no roteiro com base no
que observaram.
Alunos lendo o roteiro
Bolsista auxiliando os alunos
Alunos realizando o experimento
Chamamos a segunda prática de “Peteleco”:
Peteleco
Objetivo: Demonstrar que
objetos em repouso, quando não há ação de forças externas, tendem a continuar
em repouso.
Materiais
utilizados: um pedaço de cartolina, bolinha de borracha.
Procedimento:
- Enrole a cartolina;
- Deixe a cartolina desenrolar naturalmente;
- Coloque a bolinha no centro da cartolina;
- Bata com os dedos, ao menos tempo, as laterais da cartolina.
O que acontece com a bolinha? Por quê?
Nesse
experimento ocorreu uma dificuldade em montar os materiais, mas no fim deu tudo
certo. Os alunos perderam a timidez ao longo das atividades o que facilitou a compreensão
do que estava sendo proposto. Em ambas as práticas os alunos conseguiram
associar o que haviam aprendido na aula teórica com a professora Márcia Lana
com o que estava acontecendo com os objetos na prática. Foi um sucesso e nós e
os alunos ficamos felizes com o resultado, onde os objetivos foram alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários