DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Aula prática: 1° Lei de Newton

Os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Campinas, no segundo semestre de 2014 estavam estudando nas aulas de ciências, sobre as Leis de Isaac Newton. Com base nas aulas teóricas, nós bolsistas do PIBID desenvolvemos uma prática sobre o princípio da Inércia: 1ª Lei de Newton. Essa lei diz que os corpos tendem a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme quando nenhuma força é exercida sobre eles.
Baseados nessa lei o nosso objetivo consistiu em montar um roteiro prático com duas atividades em que os alunos pudessem sozinhos: ler, montar a atividade, realiza-la e tirar suas próprias conclusões. Ficamos apreensivas em saber como eles iriam reagir perante essa proposta. Entregamos o roteiro para os três alunos do 9º ano, e deixamos os materiais a serem utilizados em uma mesa. Os alunos ao pegarem o roteiro ficaram bem receosos, então nós explicamos que eles deveriam ler e seguir o roteiro para realizar a atividade. Os estudantes ficaram bem tímidos e não queriam ler, então pedimos para que um deles lesse em voz alta o que estava sendo pedido. Assim que o aluno terminou a leitura junto com os outros alunos, eles começaram a montar a primeira prática no lado externo da sala de aula onde há uma rampa e melhor ocorreria o experimento. Primeira prática:
:
Princípio da Inércia
Trombada

Objetivos:
Demonstrar que objetos em movimento, quando não há ação de forças externas, tendem a continuar em movimento.

Materiais utilizados: Caminhão de brinquedo, bola de borracha, massa de modelar, livros.

Procedimento:

  •      Coloque os livros no fim da rampa;
  •    Coloque um pedaço da massa de modelar no capô do caminhão e sobre a massa de modelar coloque a bolinha de borracha;
  •       Posicione o caminhão, já com a bolinha, no alto da rampa;
  •       Solte o caminhão do começo da rampa.



O que acontece com o caminhão? Por quê?
O que acontece com a bolinha de borracha? Por quê?

. Eles se saíram muito bem, e gostaram! Para nossa surpresa cada um quis realizar a prática individualmente, respondendo as questões pedidas no roteiro com base no que observaram.

Alunos lendo o  roteiro

Bolsista auxiliando os alunos

Alunos realizando o experimento

Chamamos a segunda prática de “Peteleco”:



Peteleco


Objetivo: Demonstrar que objetos em repouso, quando não há ação de forças externas, tendem a continuar em repouso.
Materiais utilizados: um pedaço de cartolina, bolinha de borracha.
Procedimento:

  • Enrole a cartolina; 
  • Deixe a cartolina desenrolar naturalmente;
  •     Coloque a bolinha no centro da cartolina;
  • Bata com os dedos, ao menos tempo, as laterais da cartolina.


O que acontece com a bolinha? Por quê?


Nesse experimento ocorreu uma dificuldade em montar os materiais, mas no fim deu tudo certo. Os alunos perderam a timidez ao longo das atividades o que facilitou a compreensão do que estava sendo proposto. Em ambas as práticas os alunos conseguiram associar o que haviam aprendido na aula teórica com a professora Márcia Lana com o que estava acontecendo com os objetos na prática. Foi um sucesso e nós e os alunos ficamos felizes com o resultado, onde os objetivos foram alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários