No
segundo semestre de 2014, nós bolsistas do PIBID- Biologia, sob a supervisão da
professora Márcia Lana, fomos orientados a lecionar aulas individualmente na
Escola Municipal de Campinas, a qual atuamos durante este ano. Foi uma surpresa
essa proposta que foi motivo de muita ansiedade. Eu, Ana Paula, uma das
bolsistas lecionei primeiramente para a turma do 6º ano, como poderíamos
escolher o tema das aulas, escolhi para essa turma a aula sobre as propriedades
do ar.
Antes da aula em si, houve todo um planejamento para que ocorresse tudo
da melhor forma. Fiz então o planejamento da aula com o auxílio das observações
da supervisora Márcia, que nos orientou a fazer esse planejamento escrevendo
todos os passos que seguiríamos durante a aula. Foi um momento de grande tensão
desde a formulação do planejamento até a aula, pois era a primeira vez que
fazia tal atividade. Montei a aula pensando em fazer algo mais dinâmico,
intercalando teoria e prática. Antes da aula ensaiei para que eu não me
perdesse no caminho. Mas, mesmo ensaiando me senti insegura e tensa com toda a
responsabilidade, senti medo também, pois não sabia se eles iriam entender o
que eu estivesse falando, se iriam interagir comigo. Quando chegou o dia da
aula na sexta-feira, eu estava muito nervosa, não parava de pensar se daria
certo e o que faria se eu esquecesse o que falar?
Bom,
chegada a hora fui para a sala mais cedo a fim de arrumar todos os objetos que
eu precisaria para as experiências. Arrumei tudo e escrevi o nome da matéria a
data e meu nome no quadro. Comecei falando que hoje eu seria a professora e
estudaríamos as propriedades do ar! A supervisora Márcia esteve o tempo todo na
sala, fazendo observações sem intervir na minha aula.
Bolsista iniciando a aula
Comecei
a aula explicando sobre a atmosfera e perguntando se os alunos sabiam de que
era feito o ar, eles responderam:
-Gases!
Então
perguntei:
-
O que são gases? Não souberam responder. Ai expliquei o que são gases e
perguntei:
-
Se o ar é feito de gases, quais são esses gases?
-
Gás carbônico, oxigênio, metano. Eles responderam. A partir daí expliquei sobre
os gases que compõem o ar.
Alunos em círculo
Pedi
para que os alunos fizessem um círculo em volta da mesma onde havia os objetos
que anteriormente eu havia colocado. Então fiz uma experiência para provar a
existência do gás carbônico, utilizando garrafa, vinagre e bicarbonato. Pegando
o gancho nessa experiência de reação expliquei sobre combustão e reforcei com a
experiência de acender a vela e privar a chama do ar, para mostrar que sem gás oxigênio não ocorre o processo de queima.
Bolsista explicando o experimento
Experiência do gás carbônico
Bolsista fazendo experiência de plasticidade do ar
Depois
expliquei sobre a resistência do ar, usei uma folha aberta e uma amaçada. Para
explicar sobre a plasticidade, utilizei seringas mostrando a expansão e
compressão do ar. Para provar que o ar tem massa montamos uma balança feita de
lata de refrigerante e canudinho comparando a massa de um balão vazio e um
balão cheio de ar.
Medindo a massa do ar
No
fim pedi para que os alunos fizessem os exercícios referentes ao capítulo
trabalhado do livro e me entregassem na próxima semana. Finalizei com um vídeo
do telecurso 2000 sobre atmosfera para ensino fundamental.
Turma assistindo ao vídeo
Terminada
a aula pude respirar fundo e perceber que deu tudo certo! No começo estive
nervosa, mas depois as coisas foram se encaminhando, Fiquei muito feliz com a
resposta que os alunos me deram, eles interagiram durante toda a aula e
pareceram entender o que eu estava dizendo. Foi uma experiência incrível em que
não há palavras para explicar a tamanha satisfação. Espero poder continuar a
ter experiências como essa e poder aprimorar as sequências didáticas e corrigir
os erros para no futuro vir a ser uma professora que faça a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários