DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sequência de aulas: Propriedades do Ar


No segundo semestre de 2014, nós bolsistas do PIBID- Biologia, sob a supervisão da professora Márcia Lana, fomos orientados a lecionar aulas individualmente na Escola Municipal de Campinas, a qual atuamos durante este ano. Foi uma surpresa essa proposta que foi motivo de muita ansiedade. Eu, Ana Paula, uma das bolsistas lecionei primeiramente para a turma do 6º ano, como poderíamos escolher o tema das aulas, escolhi para essa turma a aula sobre as propriedades do ar.
 Antes da aula em si, houve todo um planejamento para que ocorresse tudo da melhor forma. Fiz então o planejamento da aula com o auxílio das observações da supervisora Márcia, que nos orientou a fazer esse planejamento escrevendo todos os passos que seguiríamos durante a aula. Foi um momento de grande tensão desde a formulação do planejamento até a aula, pois era a primeira vez que fazia tal atividade. Montei a aula pensando em fazer algo mais dinâmico, intercalando teoria e prática. Antes da aula ensaiei para que eu não me perdesse no caminho. Mas, mesmo ensaiando me senti insegura e tensa com toda a responsabilidade, senti medo também, pois não sabia se eles iriam entender o que eu estivesse falando, se iriam interagir comigo. Quando chegou o dia da aula na sexta-feira, eu estava muito nervosa, não parava de pensar se daria certo e o que faria se eu esquecesse o que falar?
Bom, chegada a hora fui para a sala mais cedo a fim de arrumar todos os objetos que eu precisaria para as experiências. Arrumei tudo e escrevi o nome da matéria a data e meu nome no quadro. Comecei falando que hoje eu seria a professora e estudaríamos as propriedades do ar! A supervisora Márcia esteve o tempo todo na sala, fazendo observações sem intervir na minha aula.

Bolsista iniciando a aula




Comecei a aula explicando sobre a atmosfera e perguntando se os alunos sabiam de que era feito o ar, eles responderam:
           -Gases!
Então perguntei:
- O que são gases? Não souberam responder. Ai expliquei o que são gases e perguntei:
- Se o ar é feito de gases, quais são esses gases?
- Gás carbônico, oxigênio, metano. Eles responderam. A partir daí expliquei sobre os gases que compõem o ar.

Alunos em círculo

Pedi para que os alunos fizessem um círculo em volta da mesma onde havia os objetos que anteriormente eu havia colocado. Então fiz uma experiência para provar a existência do gás carbônico, utilizando garrafa, vinagre e bicarbonato. Pegando o gancho nessa experiência de reação expliquei sobre combustão e reforcei com a experiência de acender a vela e privar a chama do ar, para mostrar que sem gás oxigênio não ocorre o processo de queima.

Bolsista explicando o experimento

Experiência do gás carbônico



Bolsista fazendo experiência de plasticidade do ar


Depois expliquei sobre a resistência do ar, usei uma folha aberta e uma amaçada. Para explicar sobre a plasticidade, utilizei seringas mostrando a expansão e compressão do ar. Para provar que o ar tem massa montamos uma balança feita de lata de refrigerante e canudinho comparando a massa de um balão vazio e um balão cheio de ar.

Medindo a massa do ar


No fim pedi para que os alunos fizessem os exercícios referentes ao capítulo trabalhado do livro e me entregassem na próxima semana. Finalizei com um vídeo do telecurso 2000 sobre atmosfera para ensino fundamental.

Turma assistindo ao vídeo



Terminada a aula pude respirar fundo e perceber que deu tudo certo! No começo estive nervosa, mas depois as coisas foram se encaminhando, Fiquei muito feliz com a resposta que os alunos me deram, eles interagiram durante toda a aula e pareceram entender o que eu estava dizendo. Foi uma experiência incrível em que não há palavras para explicar a tamanha satisfação. Espero poder continuar a ter experiências como essa e poder aprimorar as sequências didáticas e corrigir os erros para no futuro vir a ser uma professora que faça a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários