DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sequência de aulas: Conhecendo o sistema nervoso.

Nós bolsistas da Escola Municipal de Campinas realizamos durante o segundo semestre de 2014 uma sequência de aulas individuais e eu, Soliane Gonçalves, fui a primeira a apresentar esse trabalho. Comecei fazendo um plano de aula, que foi modificado algumas vezes até chegar ao resultado final. Com a ajuda da professora Márcia Lanna, o planejamento ficou adequado aos padrões que deveria ser. Foi muito trabalhoso construir um plano de aula, pois nunca havia preparado algo parecido. Comecei por escolher o tema da regência, que foi o sistema nervoso. A aula seria aplicada para o 8º ano, então tudo teve que ser pensado para adequar a aula à idade dos alunos.


Depois do processo de montagem do plano de aula realizei a montagem do roteiro de aula prática, pois seria dividida em dois momentos: o primeiro teórico e o segundo prático. O roteiro foi mais simples de montar, pois como já o havia feito várias vezes antes para realizar atividades em grupo no PIBID tive maior facilidade. Todo o processo de montagem de aula, incluindo planejamento e roteiro de aula prática, foi acompanhado e corrigido pela Márcia Lanna. Confesso que estava com receio de dar uma aula sozinha, pois sempre que realizamos alguma atividade na escola, essa atividade é em grupo.

Após a construção do roteiro de aula prática, montei as questões para a prova bimestral. A Márcia havia pedido que fizéssemos duas questões para serem aplicadas na prova. Foi um pouco difícil essa parte, pois não sabia exatamente se minha atividade daria certo, mas após a aplicação da aula pude modificar algumas coisas nas questões e no fim o resultado foi muito bom.

A bolsista Soliane iniciando a aula.

        Estudar o sistema nervoso é um pouco complicado, pois aborda diversos conceitos em uma única aula, e para não ficar muito cansativo pensei em uma atividade prática que interagia bastante os alunos, assim eles podiam trabalhar em grupo e entender todos os conceitos sem que eu ficasse repetindo. Iniciei a aula perguntando se eles sabiam o que era um neurônio e houve um silencio na sala. Fiquei com receio e repeti a mesma pergunta, até que um dos alunos disse que o neurônio ficava na nossa cabeça. Achei interessante a resposta dele e a partir daí introduzi o conceito. Utilizei o quadro negro para desenhar um neurônio, bem como seus componentes e suas funções. Após explicar um pouco sobre o neurônio e o processo de sinapse falei sobre as divisões em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

Desenhando um neurônio.

Distribuindo as peças do quebra-cabeças 

O sistema nervoso central ficou por conta dos alunos. Fiz em casa uma espécie de quebra-cabeças do encéfalo contendo algumas de suas divisões (cerebelo, bulbo, ponte, tálamo, hipotálamo, entre outros), dividi a turma em duplas e distribui as peças do quebra-cabeça. Orientei aos alunos sobre como seria realizada a atividade e com a ajuda do livro didático eles teriam que descobrir qual a parte do encéfalo eles teriam que montar. 

Procurando a peça correta no livro.

Estudando para a apresentação.

Pedi também, para que um por um fossem na frente da sala montar o quebra-cabeça e em seguida  explicar o que era determinada peça.  No início da atividade eles reclamaram de terem que ir na frente da sala, mas logo aceitaram. O resultado obtido foi como o esperado e deu tudo certo. Todos acertaram sua peça e puderam entender melhor como funcionava o cérebro humano.

O primeiro a montar o encéfalo.

Continuando a postagem.

Após a atividade prática continuei explicando sobre o sistema nervoso periférico. Utilizei como metodologia um banner do sistema nervoso, pois além de ter muita ilustração era bem explicativo e com uma linguagem simples e fácil de entender. Tentei usar o menor número de conceitos possíveis para que não gerasse muita confusão para eles, pois acredito que usar muitos conceitos em uma única aula acaba gerando muita confusão e os alunos não conseguem absorver muita coisa. Ao final da aula, com a ajuda do livro didático, pedi para cada um ler um parágrafo do livro onde explicava um pouco sobre doenças relacionadas com o sistema nervoso, assim eles puderam descobrir algumas curiosidades e trabalhar a leitura.

Resultado final.

Apesar do nervosismo e do medo de dar errado achei a experiência muito válida. A começar pelo fato da responsabilidade de montar uma aula, construir um planejamento didático de acordo com as normas do estado e principalmente conseguir explicar toda a matéria sozinha. Levei essa experiência como um teste e pretendo realizar aulas assim novamente. Acredito que para a nossa formação como docente, precisamos aprender a dar uma boa aula, abordando corretamente os conceitos a serem estudados e principalmente passar segurança para nossos alunos. Foi uma experiência incrível e sou muito grata ao PIBID-BIOLOGIA por me proporcionar momentos como esse. A sensação de sair de uma sala de aula com o sentimento de dever cumprindo nada no mundo irá pagar.






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