DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sequência didática : Circuitos elétricos


Dando seguimento há proposta feita pela professora Márcia Lanna em que cada bolsista do grupo da Escola Municipal de Campinas teria que licenciar uma aula sem o auxilio dos outros bolsistas, visto que todas as intervenções feitas dentro da sala eram feitas em grupo.
Em reuniões feitas semanalmente a professora Márcia ia fazendo as alterações necessárias em meu planejamento, já que teríamos que seguir as normas da secretaria de educação. Essa sequência didática sugerida pela professora tem como objetivo deixar cada um de nós bolsistas, mais próximos da realidade do dia a dia do professor.
 Nervosismo resume tudo que eu senti essa semana. Como duas aulas de cinquenta minutos conseguiu tirar meu sono?   E então chegou o grande dia, o dia que iria ministrar minha primeira aula. Os dois primeiros horários desse dia eram todos meus, aqueles alunos com os olhos em minha direção, esperando começar a aula também eram meus.
FÍSICA... Não poderia estar mais apavorada. Como ensinaria uma matéria na qual eu aprendi a odiar desde que tinha a idade deles. Então percebi que deveria fazer a diferença, que deveria entusiasmar cada um deles e mostrar que graças à física que hoje temos inúmeros artefatos.
Atualmente praticamente tudo nesse mundo funciona a base de circuitos elétricos. Como por exemplo, o computador, a televisão e até mesmo em alguns casos a escova de dente. Esses circuitos são feitos por inúmeros componentes elétricos que funcionam de acordo com a quantidade de corrente elétrica que passa por eles.
Devida à importância da eletricidade em nosso dia a dia realizamos uma aula com a turma do 9° ano, sobre circuitos elétricos.
Em um primeiro momento, com a ajuda de figuras projetadas pelo Datashow, explicamos sobre o funcionamento de um gerador e receptores. Em um segundo momento, introduzimos a matéria sobre associação de resistores. Ao final da explicação teórica, os alunos montaram maquetes demonstrando associações em serie e em paralelo.

Aluna do Pibid ministrando a aula.


Atividade aplicada ao final da aula.


Alunos junto á maquete.


Apresentação dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários