Dando seguimento há proposta feita pela
professora Márcia Lanna em que cada bolsista do grupo da Escola Municipal de
Campinas teria que licenciar uma aula sem o auxilio dos outros bolsistas, visto
que todas as intervenções feitas dentro da sala eram feitas em grupo.
Em reuniões feitas semanalmente a professora
Márcia ia fazendo as alterações necessárias em meu planejamento, já que teríamos
que seguir as normas da secretaria de educação. Essa sequência didática sugerida
pela professora tem como objetivo deixar cada um de nós bolsistas, mais próximos
da realidade do dia a dia do professor.
Nervosismo
resume tudo que eu senti essa semana. Como duas aulas de cinquenta minutos
conseguiu tirar meu sono? E então chegou o
grande dia, o dia que iria ministrar minha primeira aula. Os dois primeiros
horários desse dia eram todos meus, aqueles alunos com os olhos em minha
direção, esperando começar a aula também eram meus.
FÍSICA... Não poderia estar mais apavorada.
Como ensinaria uma matéria na qual eu aprendi a odiar desde que tinha a idade
deles. Então percebi que deveria fazer a diferença, que deveria entusiasmar
cada um deles e mostrar que graças à física que hoje temos inúmeros artefatos.
Atualmente praticamente tudo nesse
mundo funciona a base de circuitos elétricos. Como por exemplo, o computador, a
televisão e até mesmo em alguns casos a escova de dente. Esses circuitos são
feitos por inúmeros componentes elétricos que funcionam de acordo com a
quantidade de corrente elétrica que passa por eles.
Devida à importância da eletricidade em
nosso dia a dia realizamos uma aula com a turma do 9° ano, sobre circuitos
elétricos.
Em um primeiro momento, com a ajuda de
figuras projetadas pelo Datashow, explicamos sobre o funcionamento de um
gerador e receptores. Em um segundo momento, introduzimos a matéria sobre
associação de resistores. Ao final da explicação teórica, os alunos
montaram maquetes demonstrando associações em serie e em paralelo.
Aluna do Pibid ministrando a aula. |
Atividade aplicada ao final da aula. |
Alunos junto á maquete. |
Apresentação dos alunos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários