DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Educação Sexual na Escola

No dia 27 de Março foi abordado o tema Educação Sexual para a turma do 8º ano da Escola de Campinas. De acordo com o PCN, o professor deve abordar questões em sala de aula, propondo a participação do aluno, criando um debate sobre os diversos valores associados à sexualidade e transmitindo mensagens de forma a construir uma opinião dos alunos a respeito do que lhes foram apresentado.





Professora Márcia explicando aos alunos.

Para iniciar, os bolsistas do projeto PIBID-UFOP, juntamente com a professora Márcia Lana apresentaram aos alunos os diversos métodos contraceptivos existentes, por meio de imagens e demonstração para que a aula fosse mais dinâmica e interativa. Percebi que durante as atividades os alunos ficaram com vergonha ao falar sobre o assunto, como esperado, devido à faixa etária e maturidade da turma. Mas as atividades foram válidas, uma vez que foi abordado todo conteúdo previsto e principalmente a conclusão dos nossos objetivos que foi informar sobre a sexualidade, métodos contraceptivos e acabar com os tabus existentes na sociedade. 




Alunos do 8º ano e bolsista. 


Foram feitas várias perguntas aos alunos referentes a imagens e as demonstrações e uma pergunta em particular me chamou bastante a atenção, pois a pergunta foi referente ao próximo assunto a ser apresentado aos alunos. Perguntei aos alunos a respeito da camisinha: “Além de evitar a gravidez, para que a serve a camisinha?” Os alunos ficaram acanhados para responder, mas uma das alunas respondeu: “Para evitar doenças, como a sífilis, gonorreia e AIDS.” 






Bolsistas fazendo demonstração de como se coloca a camisinha feminina e masculina.


Ao se tratar da Sexualidade, é importante ressaltar que o tema é inerente a vida e saúde das pessoas, ressaltando o respeito à mulher, os estereótipos e culturas da sociedade, as doenças relacionadas e principalmente com a gravidez indesejada, um problema preocupante que tem ausentado as crianças e jovens das escolas.
 



Professora Márcia, alunos do 8º ano e bolsista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários