No dia 23 de abril, fomos para a escola de Campinas, subdistrito da cidade de Mariana, auxiliar a professora Márcia nos exercícios de revisão para a futura prova de recuperação dos alunos, para podermos ajudar da melhor forma, fizemos uma intervenção diferente, sentamos com alguns alunos que tinham dificuldades e ficamos assim mais próximos a eles, e tudo isso levou uma reflexão maior sobre a relação professor (no nosso caso auxiliares) – aluno.
Essa interação mais próxima é de fundamental importância, porem foi possível sentir que nem todos ainda se sentiam a vontade para pedir ajuda e isso pode ser por vários motivos, entre eles, falta de confiança em nós, timidez, falta de intimidade e esses fatores não afetam somente nos bolsistas, mais também vários professores, e esses sentimentos fazem com que a aprendizagem e o ensino sejam afetados. Por mais que SIQUEIRA, afirme que esses sentimentos não podem interferir na aula e na forma de educar, não podemos deixar de observar que a timidez na maioria das vezes é o sentimento que mais bloqueia a aprendizagem concreta de alguns alunos.
Ficar mais próximos dos alunos então possibilitou que mesmo, os mais tímidos e desconfiados pudessem, tirar suas dúvidas e assim criar um laço mais forte entre nós, e ainda é possível observar que é muito importante que o professor fique atento a esses alunos e crie um vínculo maior, pois essa relação depende principalmente da forma que o professor a estabelece, contando com a capacidade de ouvir, refletir, discutir, criar pontes entre os conhecimentos dos alunos e os seus e ainda compreende-los.
Ficar atento ao conteúdo e a seus alunos é a melhor forma de garantir um ensino de qualidade e de acesso a todos, pois muitas vezes o aluno mais quieto da turma é o que mais precisa de atenção e intervenções que o aproxime da aula.
Bolsistas auxiliando os alunos do 7º ano. |
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