DO CHÃO DA ESCOLA AO CÉU DE IDEIAS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Praticando a seleção natural...

É visível a dificuldade encontrada pelo professor de biologia para proporcionar uma aula de qualidade e com metodologia diferenciada, que vá além do “quadro e giz”. Para isso,  educadores devem buscar novos recursos,  principalmente aqueles que envolvam atividades criativas, para serem aplicados nas aulas. Buscando novas propostas, o PIBID-BIOLOGIA, da Universidade Federal de Ouro Preto, vêm realizando atividades diferenciadas com os alunos das escolas parceiras e os resultados tem se mostrado muito positivos.

A principal metodologia utilizada pelos bolsistas do PIBID-BIOLOGIA são as aulas práticas, que vêm proporcionando aos nossos alunos o estímulo à criatividade, à crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as atividades práticas contribuem para o interesse dos alunos nas aulas de ciências, que muitas vezes parecem abstratas e distantes da realidade dos alunos.

 Pensando nesses aspectos, realizamos uma atividade diferenciada com os alunos da Escola Estadual de Cabanas, Mariana-MG, cujo tema foi evolução, levando-se em conta os conceitos de seleção natural e adaptação.

                                              Figura 1

A evolução é geralmente lenta e se processa em tempo geológico. Por isso, não é simples perceber suas evidências. O experimento realizado pelos bolsistas do PIBID propôs uma prática simples, em que foi possível simular como a seleção natural atua e o que pode interferir neste processo.

A aula foi composta por dois momentos. No primeiro deles os alunos foram levados para a quadra da escola, e algumas figuras de borboletas de diversas cores foram escondidas por todo o ambiente. O objetivo era que os alunos encontrassem o maior número possível de borboletas naquele espaço.


                                          Figura 2

                                                    Figura 3

                                                    Figura 4

                                      Figura 5

Num segundo momento houve um debate sobre o tema da aula. As principais questões discutidas foram: “Porque algumas borboletas de determinadas cores foram encontradas mais facilmente e outras não? O que é adaptação? Cores mais chamativas serão encontradas mais facilmente?”, entre outras.


                                 Figura 6

                                Figura 7

Os resultados obtidos foram positivos e os alunos construíram o conceito de seleção natural e adaptação em uma atividade prática e muito simples, que pode ser realizada em qualquer espaço e até mesmo dentro da sala de aula.

Soliane Gonçalves da Silva

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